Dicas  
 

QUAL A MELHOR BOQUILHA PARA EU USAR?

Falarei hoje sobre boquilhas adequadas para cada um e para cada situação. O raciocínio segue semelhante à escolha da palheta, onde boquilhas mais “fechadas”, são indicadas para quem estiver iniciando no saxofone e conforme o amadurecimento musical e no decorrer dos estudos, o aluno pode mudar para outra boquilha.

Primeiramente, é importante entender o que significa “abertura” da boquilha:

Abertura é o espaço que fica entre a ponta da boquilha e a ponta da palheta, quanto maior a distância entre elas, mais ar vai passar, por isso é recomendado boquilhas mais fechadas para alunos iniciantes, onde esses ainda não tem uma respiração aprimorada para tocar. Por isso recomenda-se uma combinação do número de palheta com a abertura da boquilha, como regra geral, usa-se em boquilha mais fechada, palheta mais dura e em boquilha mais aberta, palheta mais mole, e claro, isso com uma grande variação para cada caso. Você deve ter uma combinação(boquilha/palheta),onde graves e agudos do instrumento saiam com a mesma facilidade. Um bom professor deve auxiliá-lo nessa tarefa.

Não compre nenhuma boquilha antes de falar com seu professor ou um músico profissional competente, pois esses podem te auxiliar na compra. Não escolha pelo preço, marca ou pelo “papo do vendedor”, entenda que cada um se adapta a uma determinada boquilha. Tenha paciência no começo de seus estudos no saxofone, de repente, você gosta de determinado som, timbre, mas sua condição musical não oferece estrutura para usar essa boquilha que você gostaria, então continue estudando, aprimorando, principalmente a respiração, para que no futuro você possa escolher com mais conhecimento e técnica a boquilha que deseja.

Boquilhas de metal tendem a ter uma sonoridade mais brilhante enquanto a boquilha de massa um som mais escuro, tendo algumas variações de acordo com a embocadura, palheta e o saxofone.

Assim encerro dando uma sugestão, estude bem, exercícios de fortalecimento da musculatura que envolve os lábios (embocadura), estudos de respiração e o instrumento bem ajustado, pois sem esses assuntos resolvidos, dificilmente você conseguirá encontrar a “boquilha ideal”.

Abraços, bons estudos.

Ed Fogaça

 
  Voltar  
     

© Copyright 2010 - Todos direitos reservados