Dicas  
 

POSTURA CORRETA

Para tocarmos um instrumento musical, precisamos pensar na postura mais apropriada para o melhor desempenho e qualidade musical. Não existe regra geral para a postura, mas precisamos procurar a melhor maneira, onde não traga dificuldades técnicas, tensão e dificulte o desempenho, como também é importante pensar na questão estética.

No caso dos saxofones existem algumas regras básicas de postura:
1. Deixar os braços relaxados, juntos ao corpo;
2. Não apertar os dedos nas chaves, pois, “não é apertando mais que o som irá sair”, principalmente nos graves;
3. Procurar tocar sentado como em pé, procurando sempre uma posição relaxada, sem tensão em qualquer parte do corpo. A coluna nas 2. posições sempre “reta”, ajudando assim, o processo respiratório;
4. Deixar a correia do saxofone na altura correta, para não trazer tensão para a região do pescoço.

Procure quando sentado, não apoiar o saxofone na cadeira, deixando todo o peso do saxofone sobre a correia. No caso do sax barítono, existe pedestal específico para esse instrumento, como também correias para o sax soprano.

Os saxofones podem ser tocados na posição ao lado do corpo, como entre as pernas, com exceção do soprano e do barítono que precisa ser tocado na posição ao lado do corpo.

Existem correias de diferentes modelos, procure a qual melhor você se adapta.

Se estiver lendo partitura, procure ter uma estante musical, para ajudar na postura, colocar a partitura em cima de cadeira, sofá, no chão, não trará bons resultados para sua coluna e pescoço, como também irá aumentar a dificuldade técnica do instrumento.

Assim, vamos pensar que, melhorando cada detalhe da postura na execução do instrumento, o resultado será de uma musica mais leve, tranquila, independente do andamento e sem tensões.

Abraços, bons estudos.

Ed Fogaça

 
  Voltar  
     

© Copyright 2010 - Todos direitos reservados