Ed Fogaça
28jun/160

A queda e ascensão do saxofone in C (Parte Final)

curiosidade 7 Sax in C

 

 

 

 

 

 

 

John Robert Brown

 

O elemento mais excitante na história do saxofone C-melodia é que mais uma vez pode-se comprar um novo saxofone in C. Este é o saxofone contralto in C, desenvolvido e construído por Jim Schmidt de Sanger, California. Schmidt afirma categoricamente que o contralto não é nada como o sax C-melodia. Exceto, evidentemente, que é um saxofone, in C!

O contralto Schmidt tem um engenhoso sistema de colocar o tudel no corpo do instrumento. A cortiça do tudel foi eliminada, para conseguir um fluxo suave de ar na junção entre o boquilha e tudel. No entanto, a boquilha ainda é ajustável para a afinar.

O aspecto mais radical desta nova saxofone in C é o sistema de digitação. "A lógica por trás do meu sistema de digitação é simples", diz Schmidt. "Uma nota segue a próxima nota cromática, fechando e pressionando a chave seguinte com o próximo dedo da mão e assim por diante, um após o outra, em sequência linear."

É uma sorte que este novo instrumento chega simultaneamente com um interesse renovado no sax C-melodia. Poderíamos estar no início de um novo capítulo na história do saxofone?

Talvez.

ED FOGAÇA

Comentários (0) vínculos (0)

Sem comentários


Deixe teu comentário

não tem vínculos.