Ed Fogaça
16jul/160

O que Chopin pensou do saxofone?

curiosidade8

Adolphe Sax chegou a Paris em 1842, quando Chopin já estava morando em Paris alguns anos. Ambos Chopin e Sax viveram em Paris até 1849, quando Chopin morreu.

Parece altamente provável que Chopin ouviu o saxofone ou pelo menos, conhecimento da sua existência. O saxofone foi patenteado por Sax em 1846, 3 anos antes de Chopin morrer. Para tornar as coisas mais convincente, Berlioz, um amigo de Chopin, escreveu um artigo importante sobre sua aprovação sobre o saxofone na época em que Sax chegou em Paris (1842).

Alguém sabe de escritos por Chopin, onde ele discute seus sentimentos sobre o novo instrumento?  Pelo menos, uma frase ou duas sobre o assunto em uma correspondência entre ele e Berlioz?

Claro, isso não é realmente uma questão praticamente útil, mas como um saxofonista, não posso deixar de me perguntar sobre coisas como estas...

É importante ressaltar que Berlioz escreveu para saxofone em 1844 para o arranjo de Chant Sacre, por isso, se Chopin foi para o concerto (conduzida por Berlioz), isso seria o mesmo que dizer que ouviu saxofone.

Apenas para ser claro, eu sei que Chopin certamente nunca pensou em escrever para o saxofone, seu interesse era (muito) firmemente no repertório piano solo. A pergunta é:  Se ele (Chopin) ouviu um saxofone sendo tocado e melhor ainda, se ele nunca mencionou isso por escrito?

ED FOGAÇA

FONTE: http://musicfans.stackexchange.com/questions/3305/what-did-chopin-think-of-the-saxophone

Comentários (0) vínculos (0)

Sem comentários

Deixe teu comentário

não tem vínculos.