Ed Fogaça
2ago/160

Curiosidade – Piccolo saxofone

curiosidade9

 

 

 

 

 

 

 

 

O saxofone piccolo ou sopraníssimo (ou soprillo) é um novo instrumento na família do saxofone. Foi inventado pelo fabricante alemão Benedikt Eppelsheim em 2002.

É o menor saxofone construído até os dias de hoje, mede a metade do comprimento de um saxofone soprano. Seu número de chaves é limitado, com um sistema de digitação especial.

A afinação do instrumento permanece particularmente difícil de dominar no registro agudo, devido às suas proporções, mas possui uma personalidade e uma “cor” no som completamente singular, que faz com que seja indispensável para novos conjuntos de saxofone.

Como todos os saxofones nos agudos, seu som é poderoso e pode muito bem adaptar-se a tocar ao ar livre. Se for corretamente estudado, pode, no entanto, produzir sons muito suaves, em registos difíceis de dominar sobre outros instrumentos de sopro agudos.

Entre as curiosidades ligados ao seu tamanho, o furo da chave da segunda oitava tem de ser no boquilha. Esta é geralmente concebida com base na boquilha do Sopranino um pouco encurtada.

Além disso, palhetas para saxofone sopranino deve ser ligeiramente encurtadas para ser adaptadas. Apenas um número limitado de soprillos estão em circulação em todo o mundo até hoje.

Comentários (0) vínculos (0)

Sem comentários


Deixe teu comentário

não tem vínculos.